A princípio a pintura eletrostática é sem dúvida, uma das formas de pintura mais resistente e efetiva existente. Nesse tipo de pintura utiliza um processo diferenciado por meio de cargas elétricas para a fixação da tinta.
Sua aplicação é mais utilizada em superfícies metálicas, mas também pode ser utilizada em qualquer material carregado eletricamente.
A tinta utilizada no processo da pintura eletrostática é em pó e são subdivididas em 3 tipos:
- Poliéster: Com ótima aderência e dificilmente fica amarelada, utilizada bastante em ambientes externos.
- Epóxi: Com grande resistência à corrosão.
- Hibrido: Que é a combinação das duas anteriores.
Para a pintura, uma pistola de pintura é utilizada, nela há um compartimento para a tinta em pó e antes do pó ser esguichado para fora o pó é carregado eletricamente com cargas positivas ou negativas e a superfície onde será aplicado será carregado eletricamente com cargas opostas as da tinta.
Dessa forma, quando a tinta entra em contato com a superfície ocorre a atração entre as cargas opostas fazendo a tinta fixar na superfície. Depois desse processo o material é levado a uma estufa em alta temperatura para ganhar perfeita uniformidade na superfície do material. As principais vantagens são que a tinta é totalmente ecológica pois não tem solvente, é de fácil aplicação e o resultado de aderência é incrível.
Campo de Aplicação da Pintura Eletrostática
A princípio, processo de pintura eletrostática a pó proporciona um acabamento (liso, microtexturizado ou texturizado, brilhante, semibrilho ou fosco) de sua escolha.
Como resultado, teremos um belo acabamento, muito resistente a produtos químicos, desgaste e lascamento, três vezes mais forte do que as tintas à base de solvente. Além disso, pode ser aplicada em diversas superfícies e campos, como por exemplo:
Vantagens e benefícios da pintura eletrostática
A pintura eletrostática de fato, apresenta acabamento mais durável que qualquer outro tipo de pintura, notadamente para o alumínio, esquadrias, aço arquitetônico, móveis, armários, portas e janelas entre outros.
A durabilidade da pintura eletrostática é de mais de 5 anos, deixando como resultado, o acabamento espelhado, liso e sem manchadas ou escorrimentos, sem bolhas ou gotejamento.
Comparando com outros tipos de pintura, uma das grandes vantagens apresentadas pela pintura eletrostática, é a economia de material, uma vez que, nesse processo, a tinta é atraída ao objeto por uma carga elétrica oposta, havendo menos desperdício.
A pintura eletrostática funciona através de pulverização, situação em que a tinta é atraída automaticamente para a superfície que está sendo trabalhada, resultando em secagem mais rápida e acabamento com maior qualidade e durabilidade.
Na pintura eletrostática não é necessário utilizar solvente. Enquanto no método tradicional é preciso dissolver a tinta, a pintura eletrostática dispensa diluição em solvente, fato que oferece menos riscos à saúde e ao meio ambiente.
Siga-nos em nossas redes sociais no Facebook e no Instagram